A manutenção da escrituração contábil regular é obrigatória para toda organização, com exceção apenas do microempreendedor individual. A gestão contábil é fundamental para que as companhias continuem de acordo com as regras previstas evitando que deixem de recolher ou que recolham indevidamente seus impostos.
Dentro disso listamos alguns erros que mais chamam a atenção do Fisco, confira:
1 – Omissão de receitas
Omitir receitas é não emitir documentos fiscais, ou não realizar a escrituração contábil ou fiscal das receitas auferidas por uma empresa, acarretando redução da base de cálculo dos tributos e, por consequência, redução do montante a ser recolhido.
2 – Transações financeiras incompatíveis
O governo tem acesso às movimentações financeiras e aos dados de vendas por meio de cartões de crédito e débito. O “Hal” é um supercomputador do Banco Central que trabalha ininterruptamente, rastreando e monitorando as transações bancárias de todas as instituições financeiras no país.
Isso quer dizer que o Fisco consegue atrelar as receitas declaradas pelas empresas com os valores creditados em contas bancárias ou recebidos via cartão de crédito/débito, acompanhando se os recursos têm origem comprovada por meio de documentação hábil e idônea.
3 – Inconsistências no Registro de Inventário
Inconsistências no inventário é algo que mais chama atenção, com base nas informações declaradas nos arquivos da EFD ICMS/IPI e nas notas fiscais eletrônicas de emissão própria e de terceiros, consegue realizar o levantamento quantitativo e financeiro das mercadorias movimentadas pela empresa no período.
Questões relacionados ao fluxo de entradas e saídas de mercadorias ou insumos, como irregularidades de entrada, omissões de saída, saldo negativo ou diferentes entre saldos declarados e saldos estudados, podem gerar penalidades graves e afetar a saúde financeira da empresa.
4 – Erros na apuração dos tributos
Conferir tributos é o método de calcular e recolher sem erros todos os impostos, taxas e contribuições devidas, conforme o regime de tributação da empresa – Lucro Real, Lucro Presumido ou Simples Nacional.
Mas o sistema tributário nacional é complexo e repleto de detalhes, fazendo com que os departamentos fiscais cometam falhas frequentes, como deixar de aproveitar créditos tributários ou aproveitá-los indevidamente, aplicando alíquotas e bases de cálculo equivocadas ou utilizar classificações fiscais e legislações desatualizadas.
5 – Declarações inconsistentes
O Fisco raramente autua as empresas pelo que elas omitem. Via de regra, a fiscalização é feita de maneira eletrônica e é despertada pelo que as empresas declaram.
O Sistema Público de Escrituração Digital (SPED) é um projeto nacional que compartilha informações nos âmbitos federal, estadual e municipal, criando uma base de dados sem precedentes, que permite a análise e o cruzamento das informações contábeis e fiscais em tempo real.
Qualquer erro cometido por uma empresa – seja intencional ou não – oferece o risco de autuações por parte das autoridades fiscais. O cuidado com as obrigações acessórias é fundamental, e só uma perfeita superposição de dados e de números pode dar a segurança de estar agindo com absoluta coerência.
Estar em conformidade com as normas contábeis e fiscais é essencial para um crescimento sólido e seguro. Todo um planejamento pode ser jogado por terra com a chegada de uma autuação fiscal inesperada.
Para certificar que os processos internos estão de acordo com as exigências legais, é preciso contar com o apoio de ferramentas de auditoria digital, que minimizem as chances de erros esfera tributária.
Para isso conte com uma gestão contábil de confiança para o crescimento saudável da sua empresa, nós da Impactus Contabilidade estamos aqui para te auxiliar em todos os processos.