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Psicologia Organizacional conheça as vantagens dessa modalidade.

Também conhecida como comportamento organizacional, a psicologia organizacional é a análise comportamental e psicológica dos funcionários no ambiente corporativo, como se porta nas relações de trabalho, em resoluções de problemas, tomadas de decisão.

A psicologia organizacional já tem o foco com o público interno, ou seja, os colaboradores, de auxiliar e cuidar para melhorar o dia a dia em sua função, entender se há fatores que sobrecarregam ou alguma intervenção na saúde mental que precisa ser tratada.

Inclusive podem ter familiaridade com os testes MBTI, que analisa 16 tipos de personalidades, 8 níveis comportamentos que possibilitam identificar qual perfil se enquadra mais a uma área ou suporte cargo dentro da empresa.

Mas quando o colaborador já faz parte da organização, o seu tipo de personalidade já foi reconhecido e precisa ser trabalhado e adequado ao estilo da cultura organizacional.

Para que serve?

Pode ser aplicado com a intenção de manter os funcionários em constante estabilidade, com as atividades do cotidiano e também para criar um ambiente de trabalho sadio. A psicologia organizacional precisa manter esse bem estar.

É feito uma projeção com ações rotineiras para o colaborador seguir, para que tenha momentos de menos pressão, podendo solicitar que reduzam a alta demanda por estar proporcionando comportamentos prejudiciais ao colaborador.

Como aplicar a psicologia organizacional?

Propor uma jornada de trabalho com baixo estresse, e com o objetivo de reduzir doenças mentais como: burnout, ansiedade, desmotivação e até mesmo depressão.

Não é uma tarefa simples, então o primeiro passo é realizar a contratação de um profissional que seja especializado em psicologias organizacionais.

E esses especialistas precisam estar em contato constante com a equipe de recursos humanos, pois assim será mais fácil provocar transformações no clima organizacional, na mudança de padrões, aplicação de variáveis e análise de comportamento humano.

Podem ser investido treinamentos e trocas de conhecimentos entre os profissionais da psicologia organizacional, gestão de RH para gerar mais possibilidades a equipe;

Psicologia do trabalho

A psicologia do trabalho é referente a relação que o colaborador tem com o trabalho, para saber se está satisfeito com o ambiente corporativo e não só com as suas tarefas, como acontece na psicologia organizacional.

Apesar de ambas serem muito parecidas, o foco de cuidado é outro, pois cuida das particularidades individuais de cada tarefa e de cada ambiente que aquele funcionário convive dentro da companhia, faz uma reestruturação, a organizacional faz a estrutura.

Tem como subcampo a ergonomia, que cuida da relação do homem com as condições de trabalho, em relação a postura, sistemas utilizados, relações interpessoais, se metodologias estão dando resultados positivos e caso o retorno seja negativo, buscará possibilidades de readaptação ou alterações para mudar esse aspecto.

Quais as principais contribuições para a empresa?

A empresa é feita por pessoas, quanto mais alinhadas e com bem estar equilibrado com a rotina de trabalho tiverem, melhor será a produtividade e entrega de resultados, mas a psicologia organizacional proporciona muitas contribuições ao ser aplicadas.

Torna o RH mais humanizado, pois faz avaliações periódicas sobre o bem estar da equipe, de maneira direta, que é perguntado aos colaboradores como eles estão se sentindo e demonstra estar disponível em ajudá-los.

Os colaboradores passam a se sentir reconhecidos e acolhidos, como consequência o aumento na motivação da equipe, que se compromete em dar o seu melhor como forma de retribuição e gratidão.

A organização consegue melhorar a gestão estratégica e a gestão de conflitos, desta forma as adversidades e atritos podem ser resolvidos de maneira mais eficaz, evitando que se torne algo mais crítico.

A clareza na troca de informações passa a ser mais efetiva, firmando conversas mais compreensível, objetivas e com mais certeza.

Contribui com a credibilidade, e com o conceito de employer branding, pois se o público interno está satisfeito, fazer com que o conceito de marca seja admirável a outros profissionais e principalmente conquiste os clientes, se resulte em um processo natural.

Com tudo, a psicologia empresarial contribui positivamente para o desenvolvimento interno das empresas, compreendendo com escuta ativa e ações quem está nas atividades práticas diárias, que são os colaboradores.

Cuidando dos colaboradores, estará cuidando da empresa que é composta e propagada por eles, e essas ações trará como benefícios resultados mais qualitativos e detalhados.

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